jusbrasil.com.br
9 de Abril de 2020

Metas, sonhos e a controladoria jurídica

Lara Zeferino, Advogado
Publicado por Lara Zeferino
há 2 meses


Quantos escritórios de advocacia estão preparados para as constantes inovações que surgem no mercado jurídico?

Quantos estão preparados para conquistar todo o sucesso almejado por suas equipes? Para atender com excelência seus clientes? Quantos estão prontos para prospectar mais clientes e oferecer novos serviços jurídicos que surgem diante do novo cenário do mercado jurídico?

Diversas são as perguntas que estão relacionadas aos diferentes objetivos, metas e sonhos de cada escritório de advocacia. Diante de um mercado tão concorrido, essas indagações, devem ser realizadas para se constatar se o escritório está efetivamente preparado. Não importa o porte, número de processos, quantidade de clientes ou outros fatores, todos os escritórios devem analisar essas questões e construir um novo modelo de advocacia.

Nesse sentido, tão importante quanto se adequar a essas alterações é investir em um controle interno eficaz que irá gerar mais segurança, garantias, mais produção e, consequentemente, uma redução de custos.

Mas como isso acontece dentro de um escritório ou departamento jurídico? Primeiramente, é preciso entender qual o objetivo, papel, funções e resultados da controladoria jurídica.

A controladoria jurídica (CJ) tem o objetivo de gerir os escritórios e departamentos jurídicos de forma mais eficaz, pois possibilita o advogado focar no desenvolvimento técnico de prazos, defesas, recursos, audiências etc., e, assim, entregar um serviço jurídico excelente ao cliente.

Deste modo, o papel da controladoria é organizar de forma sistematizada a rotina, procedimentos internos, informações, documentos e demais atos jurídicos operacionais, para que, assim, o corpo técnico jurídico do escritório ou departamento jurídico se concentre em suas tarefas principais.

Portanto, o advogado foca na parte técnica jurídica enquanto a gestão de todas as outras tarefas ficam sob responsabilidade da controladoria jurídica que será composta por profissionais especializados que irão garantir a efetividade no cumprimento de todas as tarefas e fluxos de trabalho. Assim, ambas as equipes se complementam, possibilitando a melhoria na prestação dos serviços.

As principais atividades da controladoria são as seguintes: análise e cadastro das publicações retiradas dos Diários Oficiais, cumprimento dos prazos, diligências, alimentação do software de gestão, relatórios e levantamento de dados para construir um planejamento estratégico.

A implantação da controladoria jurídica proporciona maior produtividade da equipe, maior segurança no cumprimento dos prazos e tarefas e, ainda, maior possibilidade de obtenção de informações dos resultados obtidos nas ações e do comportamento de determinadas carteiras de processos.

A análise do resultado da produção jurídica demonstrado pela controladoria possibilita mensurar a qualidade e quantidade dos serviços prestados, serve para avaliação dos resultados gerados e se eles estão de acordo com o planejamento estratégico, proporcionando o alcance das metas estabelecidas, bem como comparação com resultados de períodos anteriores.

Além do mais, o profissional responsável pela controladoria sempre deve estar atento às inovações tecnológicas que surgem no mundo jurídico para possibilitar a reestruturação do escritório ou departamento jurídico ao novo mercado de trabalho.

Assim, conclui-se que a controladoria jurídica possibilita a análise de dados e informações que demonstram os resultados alcançados e os que ainda precisam ser atingidos possibilitando a diretoria planejar e tomar melhores decisões para elevar a qualidade e confiança nos serviços jurídicos oferecidos. Portanto, a controladoria jurídica é o alicerce que funda as bases do novo modelo de advocacia. É a controladoria jurídica que possibilitará à advocacia adequar às velozes mudanças das relações jurídicas e atender com maior eficiência às necessidades dos clientes.

Lara Zeferino e Resende - Advogado controller

Linkedin: linkedin.com/in/lara-zeferino-02555a176

Instagram: @controllerjur_gestao

1 Comentário

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Leitura de fácil compreensão. Parabéns pelo artigo. continuar lendo